alemanha em guerra: o outro lado - barão vermelho - o herói alemão

domingo, 9 de janeiro de 2011

|



Neste fim de semana como estava um pouco de folga resolvi assistir um filme para dar uma relaxada e o escolhido foi este acima pois gosto muito das historias sobre a primeira e segunda guerras. É uma espécie de hobby. Tenho lido bastante sobre o assunto principalmente com o objetivo de entender como uma nação tão maravilhosa e tão grande quanto a Alemanha, tão desenvolvidas, conseguiu sucumbir a idéias tão absurdas, tão devastadoras,  que trouxe tanta dor para nosso mundo. Muito das causas são ligadas a resquícios da primeira grande guerra, mas que não são o tópico deste post.
Quero voltar a falar do filme que além de ser maravilhoso em termos de combates aéreos e fotografia, me surpreende como na primeira grande guerra estes pilotos que vinham de familias nobres, com patriotismo a flor da pele, tinham um respeito enorme pelo inimigo, seja ele quem fosse, tendo conduta de dignos cavaleiros alados.

O filme é sobre Manfred Von Richthofen, o barão vermelho,Ás da aviação alemã da primeira guerra que abateu 80 aviões inimigos durante a primeira grande guerra, até sucumbir diante do capitão canadense Roy Brown.
Ao longo de suas 80º vitórias mostrou que os códigos da cavalaria estavam acima de sua vida. Ele não admitia, por exemplo, depois do inimigo ter sido atingido, persegui-lo até matá-lo. Despojando-o do avião em chamas, neutralizado o inimigo, jamais atirava no piloto que saltasse de pára-quedas ou que, depois em terra, estivesse tentado escapar-lhe.
Este fato me impressionou, que mesmo em guerra, alguém tivesse um minimo de consideração por um ser humano, um colega de asa. Bem diferente das atitudes tomadas contra seres humanos durante a segunda guerra.
Mostrou a minha pessoa o outro lado da Alemanha, um lado rico de herois que protegeram sua patria mãe com honra e dignidade ao ser humano.
Ele foi tão admirado por seus inimigos que em abril de 1918 Richthofen é morto em combate tendo os inimigos mostrando respeito a figura do Barão ao enterrar o inimigo caído com honras militares. Escoltado por soldados australianos e conduzido por seis capitães da RAF(Real Air Force).
Soldados australianos dão uma salva de 21 tiros em homenagem ao Barão Vermelho.

Fiquei impressionado com as atitudes deste piloto, que mostra que mesmo com a concorrência, devemos ter respeito pelo trabalho do outro, nunca esquecendo que do outro lado existe um ser humano, tentando dar o seu melhor e que nunca deve ser menosprezado.

sem mais e desejando um bom filme a todos

0 comentários:

Postar um comentário

Followers

Total de visualizações de página


thenightobserver. Tecnologia do Blogger.